entrevista filipe

Parque Infantil e espaço de manutenção do Rebolfe

rebolfe18

O espaço ambiente em Rebolfe tem vindo a ser melhorado ao longo do último ano. Depois da construção do fontenário, do Miradouro e do ajardinamento da sua envolvência nasceram o Parque Infantil e o Espaço de Manutenção.
A sombra das árvores que crescem tornam o local aprazível para as crianças, sossegadamente, disfrutarem das brincadeiras do baloiço e do escorrega, mas também aqueles que ao ar livre quiserem praticar ginástica podem contar com vários equipamentos para, individualmente ou em grupo, disfrutarem de um treino relaxante.

VII Torneio de Ténis

tenis18

O VII Torneio de Ténis realizou-se no passado dia 28/07/2018.
Como habitualmente decorreu entre o Polidesportivo do Centro Escolar e o Polidesportivo da Casa de Chavães. Aqui realizaram-se as finais.
Destacamos o excelente desportivismo entre os participantes de uma competição que iniciou às 09 horas e só teve o seu término depois das 24 horas. Deste modo, manifestamos no nosso maior agrado perante o número significativo de participantes oriundos da Freguesia.

Tuna dos Amigos de São Pedro com "Baile de Verão" e ANA BAGUIM DUO

tuna18

O duo " Ana Baguim Duo" e a Tuna dos Amigos de São Pedro com "Baile de Verão" foram os grupos musicais que nos dias 06 e 07 de julho de 2018 tiveram a sua participação na Praça Francisco Sá Carneiro.
A música que se torna uma língua universal foi também motivo de baile animado e bastante participado, muito embora com as noites frescas que para a época que se têm verificado acreditamos que tenham sido um motivo de menos afluência ao local do espetáculo.

Música ao vivo: Cavatorska / Guitorska

musica vivo 18

Os dias 25 e 26 de Julho de 2018, no Jardim Dr. Teixeira da Silva, foram reservados para a Música ao Vivo.

Cavatorska e Guitorska mostraram o trinar das cordas, a percussão e as vozes que, associados aos ritmos pop, clássico e popular aliciaram o público a participar alegremente com as palmas em uníssono e a trautear descontraidamente os refrões das músicas mais conhecidas.

O entusiasmo das apresentações individuais e/ou em grupo foram surpresas reveladoras que garantiram à Escola de Música de Campelo uma satisfação meritória pelo empenho demonstrado e coordenado.

Noites amenas de verão uniram diferentes gerações e, pela melodia e pelo compasso, revelaram e comprovaram mais uma vez que a música traz a relação da manifestação artística (destes grupos) que se transformou num expressar de sentimentos.

Baile Mandado

Foi no domingo à tarde, dia 22 de julho de 2018, que mais um a vez o Rancho Folclórico de Baião pode mostrar a sua disponibilidade e boa disposição para animar a Praça Francisco Sá Carneiro com o seu Baile Mandado.
Entre risos,boa disposição os"bailarinos"participantes são testemunhos dessa realidade.
"Esta dança apareceu por influência dos franceses

Os pares fazem uma roda executando movimentos seguindo quem comanda que vai contando uma história que rima ou uma quadra satírica mas sem malícia.

A dança pode prolongar-se por tempos indeterminados visto tudo depender da resistência da pessoa que dança e da inspiração de quem é “manda”.

Quando a pessoa que canta a histórica fica cansada ou sem imaginação chama-se outro comandante, que é quase sempre do sexo oposto."

Canta Baião 18

canta baiao 18

"Canta Baião 2018" realizou-se no passado dia 20 de julho de 2018 no jardim Dr. Teixeira da Silva integrada na fase das duas primeiras eliminatórias do concurso.
Um espetáculo de música ao vivo que acolhe as melhores vozes da região e que em tons melodiosos e afinados encheram de vibração o público que bem revestiu o local da atuação.
A noite tornou-se especial para quem à fase seguinte passou e pode sonhar com um novo dia de música.

Concurso Pecuário 18

feira gado 18 caminhada

O Concurso Pecuário de Raça Arouquesa que desde 2011 vem sendo uma iniciativa das Juntas de Freguesia de Ovil e Loivos do Monte e da Cooperativa Agrícola de Baião teve lugar no passado dia 21 de julho de 2018 no Carvalhal de Reixela.

Esta é uma iniciativa revestida de grande cariz tradicional, cultural e social para os organizadores e atendendo ao facto de um evento desta envergadura trazer até nós bastantes criadores de gado leva a que tal tenha vindo a tomar uma proporção cada vez maior, melhor e muito participada.

Um recinto repleto de excelentes condições para o convívio que tão bem recebeu a gastronomia e as tradições. Foram pois os grelhados na brasa e o tradicional arroz de aba que fizeram as delícias do dia. E entre o concurso dos bovinos que trouxe gentes da região e do concelho a participarem com o seu bom e belo gado, também se jogou à malha, cantaram-se as desgarradas e por fim um sorteio da vitela onde se registaram 252 participantes interessados.

É pois manifesto das nossas juntas de freguesia e município com esta iniciativa incentivar e incrementar a produção e reprodução do gado bovino contribuindo com um prémio aliciante àquele (s) que se registar (em) com a sua própria marca e num próximo concurso apresentar (em) esse mesmo bovino.

Não obstante, confirma-se que com estas iniciativas os mais pequenos, que no recinto do evento permaneceram durante o dia, puderam experimentar o contacto com as realidades endógenas, pedagógicas e culturais da nossa terra, oferecendo-lhes experiências e vivências positivas para o seu crescimento.

Slide Splash

slide splash 18

No passado domingo, dia 15 de julho, as cores do verão e o entusiasmo cobriram a Rua de Camões com 150 metros de pista para o esperado Slide Splash.

As 4 horas de participação numa tarde amena, ainda que chuvosa temporariamente, não inibiu os participantes, nem os espectadores. Uma experiência nada comum!

Pais, amigos, avós e demais foram animados com as acrobacias dos participantes que mais queriam experimentar as piruetas que a água e a espuma lhes poderia oferecer.

Gargalhadas, gritos de emoção, palavras de incentivo e muita alegria caracterizam esta tarde simpática e aprazível.

Baião na Praça 18

baiao praca 18

A Praça D. Manuel de Castro na noite de sábado, 14 de julho de 2018, encheu-se de talentos, brilho e imaginação.

Foram os artistas da nossa Terra que, com diferentes temas de atuação, presentearam o público que muito aplaudiu o espetáculo.

Miúdos e graúdos abraçados a uma extraordinária exibição revestida de grande carisma aqueceu as gentes que durante mais de duas horas assistiu à encenação.

Desenvolvido por:

logotipo globalang webdeveloping