liga cancro

fepodabes

covid19 topo

Feiras deverão ser retomadas no concelho de Baião em junho

feiras pos covid

O regresso das feiras no concelho de Baião deverá acontecer no mês de junho.
A retoma está a ser preparada pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia onde se realizam estas feiras, sendo consultados os agentes de Proteção Civil, como Bombeiros, Autoridade Local de Saúde e GNR.
As entidades do concelho continuam a observar com atenção a evolução do número de cidadãos infetados no concelho em virtude da pandemia COVID-19, opção que irá pesar na data definida para a retoma das feiras.
O trabalho de preparação está a ser feito e envolve a visita aos locais de realização das feiras e também a elaboração de planos de contingência para cada um desses locais. Os planos de contingência irão obedecer estritamente às normas da Direção Geral de Saúde, estabelecendo regras para o distanciamento entre feirantes e clientes, o percurso que as pessoas devem fazer na feira e a existência de pontos de higienização de mãos, entre outros aspetos.
No concelho realizam-se feiras em Campelo, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere.
De relembrar que os feirantes baionenses estão totalmente isentos do pagamento de taxas por participarem nas feiras do concelho; os feirantes de fora do concelho serão isentos do pagamento de taxas, pelo período em que a realização de feiras tenha estado impedida por recomendação das entidades de saúde.

Festa da Criança 2020

fest crian 2020

A grande satisfação com que o Executivo desta Junta de Freguesia de Campelo e Ovil sempre realizou a Festa da Criança mantinha-se viva também neste ano 2020.
Uma atividade programada, e de cartaz, que tantos pequenos príncipes e princesas fazia vibrar de emoção ao longo dos últimos anos!
O dia era esperado e aguardado com suspense. O lançar de ideias para as possíveis tropelias surgiam em conversas de recreio, enchiam as casas e pormenorizavam aos pais e aos avós o que poderiam experimentar mais uma vez!
Contudo, na sequência do tempo que vivemos, numa certa anormalidade, muito gostaríamos de fazer a magia de criarmos a normalidade com a realização desta Festa no esperado mês de junho. Mas perante o momento impróprio para o convívio social e próximo, não poderia acontecer. Falamos de uma participação acima de mais de uma centena de crianças!
Então, por deliberação do Executivo na sua reunião do dia 04/05/2020, este ano não haverá Festa da Criança, mas crentes de que o futuro nos reservará o momento certo para continuarmos a celebrar a felicidade dos pequenotes no seu Grande Dia.

Bolsa de Voluntariado

voluntariado covid

Apresentamos a plataforma online euvoluntario.me: uma bolsa de voluntários a nível nacional.
A vontade de ajudar e a proatividade dos cidadãos está patente nas inúmeras iniciativas de solidariedade e mitigação do risco do COVID-19 que têm surgido.
Consulte aqui todas as informações necessárias sobre o funcionamento desta plataforma.

Mensagem Pascal

pascoa2020

Neste sábado de Aleluia a fé e a esperança fazem-nos entrever o regresso de Cristo com toda a sua glória e majestade. Ele ressuscitará no dia de Páscoa e confirmará todo o seu poder divino.
A Nova Páscoa!
E esta que seja a grande oportunidade para refletirmos sobre os nossos pensamentos, atos diários, valores enraizados, pouca compreensão e pouco tempo para as coisas mais importantes.
Em toda a história da humanidade as tribulações contribuíram para a evolução e esta desaceleração do mundo caiu num período de quaresma, de busca interior e espiritual.
Hoje estamos a atravessar um momento crítico da nossa história. É uma pandemia a nível mundial.
O silêncio apodera-se das nossas vidas e o vazio desolador parece paralisar tudo à nossa volta.
O mundo está doente. Pressente-se no ar, nota-se nos gestos, dizem-nos os olhares.
Mesmo assim, desejo a toda a nossa população uma Santa Páscoa, em casa, esperando que Cristo ressuscitado desça sobre todos como um abraço consolador dando saúde aos corpos e conforto aos corações vacilantes.
E não esquecendo os nossos entes queridos, amigos e demais família foi hoje iluminado o nosso Cemitério de Ovil, como tantos outros do nosso concelho, com velas, sendo o símbolo de homenagem aos que ali se encontram em descanso eterno e local onde estamos inibidos de acorrer com facilidade face ao momento que vivemos.

O Presidente da Junta de Freguesia de Campelo e Ovil
O Presidente da Assembleia de Freguesia de Campelo e Ovil

Encerramento do parque fluvial da praia de Medim Outoreça

encerramento ovil

Desde o dia dia 28 de março de 2020, por recomendação da Autoridade de Saúde, procedeu-se ao encerramento do Parque Fluvial da Praia de Medim - Outoreça.

Serviços de "take away" e entrega ao domícílio

take away entregas

Face à atual situação de pandemia causada pelo COVID-19, a Câmara Municipal de Baião, em colaboração com as Juntas de Freguesia e as Farmácias do concelho, elaborou uma listagem de empresas do concelho (restaurantes, supermercados, mercearias e farmácias) que prestam serviços de entrega ao domicílio e servem para fora (“take away”).
Consulte a lista aqui.
O objetivo é dar uma alternativa à população para que não tenha de se deslocar para aceder aos bens mais essenciais, como os medicamentos e os produtos alimentares.
A lista poderá sofrer alterações.

Despacho - Suspensão da Campanha da Raiva

vacinacao caes

Por despacho da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária de forma a não propiciar a ocorrência de ajuntamentos de pessoas, a campanha de vacinação antirrábica, de controlo e vigilância de outras zoonoses para cães, estabelecida para o ano de 2020 pela publicação do Despacho n.º 1254/2020, 8, nas condições usuais em que é realizada, encontra -se suspensa temporariamente até à publicação de novo Despacho que determine o seu reinício.

Angariação de fundos para a aquisição de material de proteção para o Centro Social de Santa Cruz do Douro

csscd scd

O contexto que vivemos faz com que nos deparemos com uma realidade jamais imaginável. De repente, a sociedade é confrontada com um vírus altamente contagioso e perigoso, em particular para os mais vulneráreis.
Instituições como esta são confrontadas com o enorme desafio de manter a prestação de serviços que visam a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos que mais precisam, os nossos idosos.
A direção do Centro Social e os seus funcionários tudo têm feito para estar à altura deste enorme desafio, pelo que o grande objetivo passa por conseguir-se ultrapassar esta pandemia sem que a mesma deixe sequelas graves na instituição.
Neste sentido, torna-se fundamental a aquisição de equipamento de proteção, designadamente, máscaras, luvas e desinfetantes. Estes materiais deverão ser adquiridos em quantidade muito superior ao normal, o que tem sido uma enorme dificuldade, pois os preços dispararam face à elevada procura no mercado. Por outro lado, as encomendas tardam e em alguns casos acabam por não chegar.
Assim, esta angariação de fundos promovida pelos elementos da Assembleia Geral da instituição tem como único e primordial objetivo adquirir material de proteção para os funcionários e idosos.
A Assembleia Geral do Centro Social de Santa Cruz do Douro agradece o contributo de todos com o donativo possível através de transferência bancária para o IBAN (PT50 0010 0000 3824 7850 0011 8) que se anexa aqui.

Encerramento do Parque Infantil do Rebolfe

rebolfe parque closed

Por recomendação da Autoridade de Saúde, procedeu-se ao encerramento do Parque Infantil.
Esta medida entrou em vigor no dia 28 de março de 2020.
Atendendo a que o mesmo não dispõe de meios de encerramento total a responsabilidade será de quem nele permanecer durante este período.

Desenvolvido por:

logotipo globalang webdeveloping